Pages

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Burlesque: glamour X fracasso


Burlesque ou burlesco é a arte de entretenimento em torno de musicalidade, dança, teatro, provocação e erotismo, mas sem exageros. Com muito humor, a arte burlesca surgiu no século 14, indiretamente criada pelo escritor, filósofo, cortesão e diplomata inglês Geoffrey Chaucer na sua obra inacabada Os contos de Cantuária. Mais tarde, precisamente nos séculos 18 e 19, ganhou destaque pelos escritores satíricos irlandeses e britânicos que utilizavam temas sociais e políticos para os números cênicos. Considerado por alguns entendidos das artes como fascinante, o tema é tratado com muito glamour pelo diretor Steven Antin, que uniu as estrelas Cher e Chistina Aguilera para retratar a história luxuosa do ‘The Burlesque Louge’.
Lançado em 24 de novembro nos Estados Unidos, 30 de Dezembro em Portugal e em 11 de fevereiro no Brasil, o longa ‘Burlesque’ conta a história de Ali (Christina Aguilera), uma garota que sai do interior, onde leva uma vida vazia, sonhando com a carreira artística em Los Angeles. Ao se deparar com a moderna e exótica boate burlesca, a jovem fica encantada e decide conquistar uma vaga como dançarina. Cher dá vida a Tess, proprietária da boate que depois de certa resistência dá oportunidade à talentosa Ali, que conquista o sucesso após encenar performances sensuais e ousadas acompanhada de muita música. Kristen Bell vive Nikki, dançarina famosa da boate que é a maior rival de Ali.
Cam Gigandet interpreta o barman Jack, que disputa o coração de Ali com o riquíssimo Marcus (Eric Dane). Marcus está interessado pelo espaço onde fica localizado o Burlesque Lounge e propõe a compra da boate à persistente e esperançosa Tess, que recusa todas as suas propostas. Para levar a melhor, Marcus tenta seduzir a jovem Ali, que descobre a intenção do empresário e com isso, salva a boate ao elaborar um plano em conjunto com Tess.


>>> Critica 


O luxo e o glamour não condizem com o decadente ‘The Burlesque Louge’,  que na história passa por dificuldades financeiras, o que nos faz sentir uma falta de veracidade na história. Outro quesito que deixa a desejar é o da emoção: mesmo com o envolvimento entre o triangulo principal Ali, Jack e Marcus, que por sinal não convenceu, faltou mais tempero na narrativa para prender o telespectador. Quem sabe aproveitando mais a diferença na classe social entre os personagens Jack (Barman) e Marcus (um poderoso empresário) ou até enfatizar uma ambição desenfreada da personagem de Aguilera o filme ficaria mais interessante.
A verdade é que o foco do filme não está concentrado na narrativa e sim na parte musical da história. Porém, não podemos negar que ‘Burlesque’ nos oferece algumas sequências musicais interessantes, mas acaba apresentando uma narrativa medíocre que é interpretada por um elenco repleto de estrelas que nos decepciona e infelizmente deixa a história abaixo da expectativa.


>>> Fotos







Nenhum comentário:

Postar um comentário